Up One Level

Next Page

ListEx4 Reference :: by diogo branquinho

 

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Curso de Pós-Graduação em
Engenharia Eletrônica
e Computação

CE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software
Professor Dr. Adilson Marques da Cunha
2° Semestre de 2006

RELATÓRIO DA LISTA DE EXERCÍCIOS 4

 

Objetivo
Conteúdo
Conclusão

 

Introdução

Propiciar aos Alunos a compreensão da utilização dos principais Artefatos do Processo Unificado Rational – PUR (Rational Unified Process – RUP) numa 3ª Iteração da 1ª Fase de Iniciação (Inception), numa 3ª Iteração da 2ª Fase de Elaboração (Elaboration) e numa 1ª Iteração da 3ª Fase de Construção (Construction) do RUP, visando aumentar os seus níveis de eficiência no 2º Nível de Integração de Componentes de Software de Computador – CSC em Itens de Configuração de Software de Computador – ICSC. (topo)

  

Conteúdo                                                                    

A temática escolhida como estudo de caso para este 2.o semestre de 2006 para esta disciplina, foi baseada em problemáticas atuais e realistas. Estão envolvidos o Satélite Universitário do INPE-ITA, o Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT e a Agência Nacional de Águas - ANA.

Nesta temática VANT-EC-SAME, é sob minha responsabilidade a Unidade de Software de Computador - USC Barramento de Dados - BAD do VANT que agora faz parte esta no nível de integração de Item de Configuração de Software de Computador.

 

Conteúdo - Procedimentos Realizados

 

Foram elaborados os 3 (três) principais Artefatos do RUP para a Linha Base de Produto do Protótipo de Projeto do Item de Configuração de Software de Computador – ICSC VANT. Os respectivos artefatos podem ser acessados clicando-se nos links abaixo:

01)   Caso de Uso de Teste (CUT)

02)   Plano da Gerencia de Qualidade (PGQ)

 

Estimativa de Esforços da USC

Para a aferição, avaliação e indicação das Estimativas de Esforços Computacionais foi utilizada a ferramenta “Estimativa de Esforços de Desenvolvimento de Software baseado em Pontos de Casos de Uso - EEDS-PCU”, criada e desenvolvida pelo aluno Caio Monteiro Barbosa da Silva, do programa de Pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Por meio desta ferramenta foi criado um novo artefato, de Estimativa de Esforços.

03)   Estimativa de Esforços (EE)

 

(topo)

 

Implementação e Testes do ICSC VANT – Rose RealTime + RQA

         Com a Ferramenta Rose RealTime foi implementado o ICSC VANT com as instâncias dos Diagramas de Casos de Uso, Seqüência, Classes, Estrutura e Estados e os Test Harness com o RQA. Os mesmos podem ser observados nos relatórios a seguir, gerados pela Ferramenta SoDA e pelo Web Plubisher do Rose RealTime.

         Web Publisher

 

SoDA

         Com a ferramenta de documentação SoDA foram gerados alguns relatórios de grande importância para a documentação dos Testes, muitos deles necessitam que seus Templates sejam customizados para a melhor aproveitamento desta ferramenta. Faça download dos relatórios gerados.

         Relatórios do SoDA

 

Conclusão

A nova iteração em nível de Componente de Software de Computador, trouxe um sentido maior a cada Unidade de Software de Computador  que estavam antes bastante isoladas. A partir desta fase a construção dos Testes baseados em Modelos de Casos de Uso se mostram mais eficazes e justificam a sua razão de existência, ajudando no desenvolvimento posterior do Software de Suporte do VANT.

A aplicação dos 3 (três) principais artefatos de qualidade do RUP no protótipo de projeto de ICSC VANT, na Fase de Linha Base de Produto se mostraram extremamente úteis, eficazes e indispensáveis para execução de um bom projeto de software.

 

(topo)